As 7 Lições de uma Locomotiva para sua empresa Vender Mais

Uma locomotiva é um veículo ferroviário que fornece a energia necessária para colocar os seus vagões em movimentos. Mas, afinal de contas, o que isto tem a ver com vendas?

Todas as áreas de negócios de uma empresa que busca aumentar suas receitas, devem focar suas ações sempre com o objetivo fim de “fazer esta empresa vender mais”. Não importa quais ações estejam ocorrendo em seus diferentes departamentos, todos os esforços de maneira direta e indireta devem contribuir para melhoria da performance em vendas.

E podemos aumentar nossa produtividade em vendas se aprendermos um pouco com as lições que uma locomotiva nos ensina.

1- A LOCOMOTIVA:  Possui seu ponto de partida e destino, sabendo que às vezes terá que passar por diversas estações até chegar ao seu destino final. Locomotiva que fica parada vira sucata.

Aprendizado: Existem muitos gestores que não compartilham informações fundamentais com sua equipe. Para uma equipe alcançar resultados maiores e melhores, como primeiro passo indispensável, todos os colaboradores devem estar cientes de quais são as metas e objetivos a serem atingidos, além disso, os mesmos devem ser orientados ao alcance destes resultados com total comprometimento.

2 – AS ENGRENAGENS:  São dispositivos que transmitem o movimento de um eixo para outro, quando uma gira todas as demais necessariamente começam a girar também.

Aprendizado: O trabalho em equipe requer sinergia, sincronismo e confiança. Toda equipe de sucesso deve estar sempre unida tendo como objetivo a mesma finalidade. Deve existir confiança, cada colaborador é uma pequena engrenagem e se uma delas se quebrar ou enfraquecer deixando de cumprir o seu papel, todo trabalho estará comprometido. Cada integrante possui um papel fundamental e importante para que o todo se concretize.

3 – CALDEIRA A VAPOR: A locomotiva a vapor usa o vapor resultante da queima de lenha para poder se locomover, gastando muito mais lenhas nos trechos de subida.

Aprendizado: Sem estas três características, força, energia e entusiasmo, tornam-se praticamente impossíveis as chances de sobreviver num mercado cada vez mais competitivo. Dado alguns momentos da nossa trajetória iremos enfrentar diversos aclives, muitos desafios, mas apenas conseguirá chegar ao topo a equipe que agir com muito mais força, energia e entusiasmo.

4 – A BUZINA:  Na locomotiva serve para avisar sua partida e chegada.

Aprendizado: Uma analogia perfeita à força da propaganda em novos projetos como também no dia-a-dia, uma excelente ferramenta aliada a vendas. As estratégias de técnicas em vendas devem falar a mesma língua das ações de marketing da empresa e é claro, você vendedor deve sempre se fazer notado e ouvido quando estiver chegando ou partindo. Nunca se esqueça, faça sempre o seu marketing!

5 – OS VAGÕES:  Os vagões são compartimentos modulares tracionados pela locomotiva que podem carregar diversos tipos de carga como também pessoas.

Aprendizado: Geralmente numa empresa a maior pressão exercida aos colaboradores ocorre na área de vendas, é lá onde está a mais difícil missão, a de tracionar toda a corporação. Você vendedor não deve enxergar estes vagões apenas como responsabilidades no trabalho, mas principalmente pelo comprometimento com aquilo que é mais importante em sua vida, como, por exemplo, você, o seu sonho, sua família, lembre-se, você está tracionando o seu sucesso.

6 – OS FREIOS:  Dispositivo de segurança que reduz a velocidade através do acionamento de pastilhas sobre a roda.

Aprendizado: Constantemente no trabalho em vendas ocorrem situações onde se deve repensar estratégias, rever novas formas, descobrir novas oportunidades, no entanto, as vezes é preciso parar para avaliar tal situação. Saber parar é ter controle, domínio da situação para não deixar a locomotiva descarrilar.

7 – OS TRILHOS:  São peças de aço, afixadas no solo de forma paralela entre si formando as vias-férreas por onde percorre a locomotiva.

Aprendizado: Olha, vê se não saia da linha! Quem nunca foi exortado desta forma? De nada adianta possuir todos os atributos anteriores se não seguir a “risca” o que foi planejado. O trilho representa a organização e o planejamento de uma equipe, mostra exatamente o caminho que deve ser percorrido, portanto, é fundamental ser disciplinado e cumpri-lo corretamente.

Portanto, você como Líder Treinador, faça agora mesmo uma reunião com sua equipe de vendas e identifique quais pontos de sua “Locomotiva” podem ser melhorados.

Excelentes vendas!