O Oscar da gestão de negócios divulga os 10 maiores gurus do Mundo

By 30 de agosto de 2018Blog Líder Treinador

O Oscar da gestão de negócios divulga os 10 maiores gurus do Mundo

O Thinkers 50 foi o primeiro ranking mundial de pensadores de gestão e é publicado a cada dois anos, coordenado por Stuart Crainer e Des Dearlove, e publicado por exemplo na tão respeitada revista americana Forbes. São dez gurus que por suas realizações ou ideias, os colocam nesta lista de gênios. Os critérios avaliados são: originalidade e aplicação prática das ideias, estilo de apresentação, comunicação escrita, fidelidade dos seguidores, tino para negócios, prestígio internacional, rigor científico, impacto das ideias, e ser reconhecido como guru. Veja a lista dos dez primeiros colocados:

  1. Clayton M. Christensen – o pai da Inovação disruptiva

“Se você quer que seu negócio morra, faça o que a DELL fez: Terceirize tudo para uma ASUS TEK”

Professor de Negócios da Harvard Business School, considerado um dos maiores especialistas em inovação e crescimento das empresas. Entre suas obras mais conhecidas, está O Dilema da Inovação (The Innovator’s Dilemma), lançado em 1997. O livro mostra como grandes empresas fracassaram ao enfrentar novas tecnologias, mesmo quando seguiram todo o roteiro para lidar com mudanças de cenário, e traz recomendações para ser bem-sucedido na empreitada.

  1. W. Chan Kim e Renée Mauborgn – Estratégia do oceano azul

“Em vez de competir, torne a concorrência irrelevante!”

Chan Kim e Renée Mauborgne chamaram a atenção do mundo dos negócios em 2005, quando lançaram A Estratégia do Oceano Azul (Blue Ocean Strategy). O livro tornou-se uma das bíblias dos executivos, ao mostrar como algumas empresas obtém sucesso ao criar um novo mercado – o oceano azul – no qual nadam de braçada e enfrentam pouca concorrência.

  1. Vijay Govindarajan – Ensina a transformar ideias em sucesso

“Execução. Para uma empresa consagrada, isso significa atuar dentro ou acima dos padrões estabelecidos”.

Vijay Govindarajan, também conhecido como VG, é professor da Tuck School of Business e um dos maiores especialistas em estratégias de inovação do mundo. O guru publicou nove livros. Sua última obra, O outro lado da inovação (The other side of innovation), propõe um modelo de como transformar ideias em inovações de sucesso comercial. Em 2008, Govindarajan se licenciou da Tuck School para permanecer, por dois anos, como o primeiro professor residente da General Electric (GE), onde também atuou como consultor de inovação.

  1. Jim Collins, o guru de Abilio Diniz

“Más decisões feitas com boas intenções, ainda assim são más decisões.”

Jim Collins é um dos especialistas em gestão mais admirados pelo empresário brasileiro Abílio Diniz. Sua especialidade são as análises de como as empresas conseguem ser bem-sucedidas e duradouras. Um de seus livros clássicos foi lançado em 1994. Feitas para Durar (Built to Last) mostra os fatores que ajudam as empresas a perdurar ao longo do tempo, e destaca a capacidade dessas companhias de anteciparem mudanças e serem visionárias.

  1. Michael E. Porter, o pai da moderna administração de empresas

“Uma empresa sem estratégia faz qualquer negócio”.

Michael Porter é professor da Harvard Business School e, para muitos, é o pai das modernas teorias de administração de empresas. Seu modelo das cinco forças é considerado, hoje, um clássico e é ensinado em escolas de administração em todo o mundo. Apresentado em um artigo em 1979, o modelo das cinco forças foi a base de seu primeiro livro, Estratégia Competitiva (Competitive Strategy), hoje na 63ª edição. Atualmente, Porter se dedica a estudar as relações entre competição das empresas e o meio ambiente.

  1. Roger Martin e a solução de problemas complexos

“A vida seria impossível se tudo se recordasse. O segredo está em saber escolher o que se deve esquecer”.

Roger Martin é professor da Rotman School of Management da Universidade de Toronto. Seu foco de trabalho é o desenvolvimento de modelos de solução de problemas complexos. Seu livro mais famoso é The opposable mind: how successful leaders win through integrative thinking, que, no Brasil, foi traduzindo como Integração de ideia: como usar as diferenças para potencializar resultados.

  1. Marshall Goldsmith ensina a ter charme nos negócios

“O que trouxe você aqui, não o levará até lá!”

Marshall Goldsmith é um pioneiro em duas frentes: o desenvolvimento da visão 360 graus e as técnicas de coaching de executivos. Autor ou coautor de mais de 30 livros, Goldsmith ficou famoso por misturar teorias sobre liderança e budismo. Um de seus livros mais recentes, Mojo: how to get it, how to keep it, and how to get it back if you lose it, explica como os homens de negócios podem conquistar e manter seu “mojo” – uma gíria americana para se referir a alguém que tem charme, auto-confiança e poder de sedução.

  1. Marcus Buckingham e a ênfase nos pontos fortes

“As melhores empresas se concentram em seus pontos fortes e tornam os fracos irrelevantes. Isso funciona bem para as pessoas também”.

Marcus Buckingham construiu sua carreira desenvolvendo a ideia de que conseguimos extrair o melhor de cada pessoa ao enfatizar seus pontos fortes, e não suas deficiências. Seu primeiro trabalho nessa área foi publicado em 2001: Now, discover your strenghts (Descubra seus pontos fortes). Entre suas ideias, está a de que o sucesso só acontece quando abraçamos aquilo que há de único em nós, e o colocamos a serviço de nossos projetos.

  1. Don Tapscott, o guru dos teclados

“Minha geração passou 24 horas por semana olhando para uma televisão. Hoje jovens gastam uma quantidade de tempo equivalente com as tecnologias digitais, mas como usuários, organizadores, atores, colaboradores”.

Don Tapscott entrou para a lista graças aos seus trabalhos sobre liderança, inovação, mídia, globalização e o impacto das novas tecnologias. Tapscott é professor da Rotman School da Universidade de Toronto. Autor e coautor de 14 livros, seu mais recente trabalho é Macrowikinomics, elogiado por publicações como a revista britânica The Economist e o jornal Hunffington Post. Quando não está lecionando, Tapscott pode ser visto tocando teclado em sua banda, Men in Suits.

10. Malcom Gladwell, em busca do ponto crítico

“A prática não é aquilo que uma pessoa faz quando se torna boa em algo, mas aquilo que ela faz para se tornar boa em algo”.

Malcolm Gladwell é um dos colaboradores da revista New Yorker, mas sua fama foi construída com a publicação de diversos livros sobre gestão e negócios – que ganharam prêmios e notoriedade mundial. Uma de suas mais famosas obras é O ponto da virada (In the tipping point), em que Gladwell traça um paralelo entre a difusão de doenças infecciosas e a divulgação de novas ideias. Sua busca é pelo ponto em que diferenças aparentemente pequenas ganham massa crítica – e passam a ser fundamentais para o sucesso.

Por: Márcio Juliboni – Revista Exame.

Contribuições: Evandro Vieira – CEO da Líder Treinador