Inicio minha sequência de publicações compartilhando uma entrevista concedida ao SBT, onde rapidamente abordo de maneira introdutória quais as premissas básicas dos treinamentos que efetivamente geram resultados em vendas. Vale a pena você assistir, colei o link ao final deste artigo.

A entrevista foi realizada para o Programa “Empresários de Sucesso” e o assunto principal foi o papel do LÍDER TREINADOR no mercado de Educação Corporativa. A partir do próprio assunto mote, já temos identificada uma das premissas básicas para o treinamento que gera resultados em vendas:

  1. O treinamento deve ser alicerçado na  figura do LÍDER da equipe:

Nenhuma consultoria, empresa de treinamento, guru de vendas ou seja qual for o profissional que apoie no desenvolvimento de uma equipe, exerce maior influência que o líder direto. Isto ocorre por várias razões, é o Líder que passa a maior parte do tempo com seus colaboradores, quem acompanha, avalia e cobra seu time, logo, o treinamento surte mais efeito e credibilidade quando é o líder quem treina, pois, “SÓ PODE COBRAR QUEM ENSINA, SÓ PODE ENSINAR QUEM SABE, SÓ SABE QUEM FAZ” – Jacques Defforey.

  1. Deve-se existir um método comprovadamente eficaz de Gestão, Atendimento e Vendas;

Quando falamos em método comprovadamente eficaz, imagina-se o estudo de novas tecnologias e/ou soluções inovadoras já prontas, contudo, o desafio na maioria das vezes é primeiramente olhar para “dentro de casa”, identificar as melhores práticas de gestão, atendimento e vendas da própria equipe, quem são, o que e como fazem para obterem maiores e melhores resultados? Métodos construídos com base no estudo interno geram maior adesão e prática por toda equipe, pois reforça o capital intelectual da própria empresa fugindo de conceitos e padrões de prateleiras disponíveis no mercado.

  1. A metodologia de treinamento deve ser “On the job training”;

Pense agora em algum TREINAMENTO que já tenha participado… Lembrou-se estar em uma sala com outras pessoas ouvintes e alguém em pé à frente do grupo passando algumas informações? Pois bem, se você construiu esta tela mental não é nada fora do padrão da maioria das pessoas, no entanto, grave isto, “Treinamento em sala não forma, mas sim, informa”.  É no dia-a-dia que qualquer colaborador aprende novos conceitos e teorias, através da prática somada ao acompanhamento do líder na operação de vendas. O maior modelo de aprendizado comum nas empresas é orientar aos novatos que copiem as técnicas dos mais experientes através da observação, imagine então o líder apto por meio de processos e ferramentas exercer esta formação, mostrando como se faz na prática? Certamente os resultados serão muito mais produtivos.

  1. O treinamento deve ser com foco em resultados;

Treinamento começa-se olhando para resultados e continua-se olhando para resultados em todas as etapas, mensuração e avaliação, acompanhamento e controle. Todo treinamento desde o início da abordagem com o Treinando novato até os mais experientes, deve estar pautada na cultura de avaliação dos resultados. Esta prática irá incutir nos colaboradores de maneira sólida a importância de se treinar. Toda proposta inicial de treinamento deve ser acompanhada da seguinte pergunta: Quais resultados específicos esperamos com este novo aprendizado? Quais indicadores qualitativos e/ou quantitativos espera-se influenciar ou aprimorar com o treinamento? Havendo uma definição clara e objetiva para estas perguntas, podemos avaliar este treinamento como positivo.

Por fim, e você caro leitor, como avalia sua estratégia e modelo de atuação com sua equipe?

  1. Assume a missão de Líder Treinador?
  2. Possui um Método de Gestão Atendimento e Vendas?
  3. Pratica a metodologia “On the Job Training”?
  4. Adota treinamentos com foco em resultados?

Faça uma auto reflexão sobre as questões acima e excelentes vendas!

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