Numa reunião com vários empresários, distribuímos um pequeno papel e solicitamos que eles colocassem qual o principal objetivo de suas empresas. Após alguns instantes, todos devolveram seus papéis com a resposta.

Enquanto era feita a “apuração”, discursamos sobre o que era objetivo, qual sua importância e a relação com o futuro de um negócio.
Concluída essa etapa, apresentamos o resultado da “apuração”:

  • Satisfazer o cliente;
  • Produzir produtos com qualidade diferenciada;
  • Atender as expectativas do mercado;
  • Criar valor para seus produtos, etc.

Para nossa surpresa e a de todos presentes, nenhum dos participantes colocou como objetivo principal do seu negócio: GERAR LUCRO!

É incrível como temos um problema sério em definirmos objetivos, não é mesmo!

Há um grande número de gestores que não conseguem enxergar qual o real objetivo para se conseguir um negócio duradouro, ficando em busca de soluções para os efeitos gerados e não, soluções para as causas do desespero.

Todos temos que entender que o objetivo de uma empresa ou um negócio é gerar resultados positivos, somente com eles e através deles, conseguiremos ter tempo e dedicação para atender os anseios dos clientes, surpreendendo o mercado e gerando valor para os produtos distribuídos.

Talvez muitos digam que só conseguiremos gerar lucro se primeiro atendermos os clientes, o mercado, etc., porém, a falta de percepção quanto o que realmente importa para o negócio e para “nosso crescimento” como gestores, nos faz questionar a nossa condição para criarmos coisas novas, soluções e “produtos” que possam suprir os desejos de todos, fazendo o negócio girar e alcançar mais resultados.

Na realidade, o gerar lucro é o objetivo principal que irá perpetuar a empresa, uma vez que isso só será possível, quando investirmos todos os nossos esforços em produzir aquilo que nossos clientes desejam, nos antecipando a eles, e assim, verdadeiramente assim, surpreendê-los.

Não podemos esquecer para que serve um negócio:
GERAR LUCRO; através da satisfação dos clientes, mercado, etc e assim proporcionar um ciclo de crescimento e a busca incessante de antever novos desejos e sonhos.

Francisco Gonzalez,